Desastre em Ipatinga, tromba d'água causa deslizamentos e mortes.
- flavio oliveira
- 13 de jan.
- 2 min de leitura

Uma tromba d'água, fenômeno raro e devastador, foi a principal causa dos estragos e mortes registradas em Ipatinga, Minas Gerais, na madrugada de domingo (12). A chuva intensa, que atingiu o pico de precipitação de mais de 80 mm em menos de uma hora, provocou alagamentos, deslizamentos de terra e transbordamento de córregos na cidade e em municípios vizinhos, como Santana do Paraíso.
A tromba d'água é um fenômeno atmosférico que se assemelha a um tornado, mas ocorre sobre uma superfície de água, como rios, lagos ou mares. Ela é formada quando há um grande contraste de temperatura e umidade entre diferentes camadas do ar, gerando uma coluna giratória de ar, muitas vezes conectada a uma nuvem cumulonimbus – a típica nuvem de tempestades. Esse fenômeno pode ocorrer com grande intensidade e rapidez, provocando desastres como os que atingiram a região de Ipatinga.
A tragédia em Ipatinga resultou em mortes e desaparecimentos, e o Corpo de Bombeiros registrou 58 chamados relacionados à chuva intensa, incluindo desabamentos e riscos de novos deslizamentos. A Prefeitura de Ipatinga decretou estado de emergência por 180 dias, enquanto o Governador de Minas Gerais, Romeu Zema, anunciou uma visita à cidade para avaliar as condições e o apoio às famílias afetadas.
O impacto da tromba d'água foi tão grande que vídeos e imagens divulgadas nas redes sociais mostram a extensão dos danos, com deslizamentos de terra, casas destruídas e ruas alagadas. As chuvas provocaram uma série de desastres em pouco tempo, deixando a população em estado de alerta e mobilizando equipes de resgate. A cidade, localizada a cerca de 210 km de Belo Horizonte, viveu um cenário dramático, com várias pessoas ainda desaparecidas.
Comentarios